sabato 8 marzo 2008

Drogas


São substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.

Tipos de drogas: Depressoras - podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, cloreto de etila, clorofórmio, ópio, morfina, etc. Psicodislépticas ou alucinógenas – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos: maconha, skunk, LSD, psilocibina, heroína e chá de cogumelo. Psicoanalépticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade cerebral, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina, MDMA ou ecstasy, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc.
Os usuários podem ser classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.
(
http://pt.wikipedia.org/wiki/Droga)

As alterações cerebrais e os prejuízos no funcionamento do organismo são específicos para cada droga. Os efeitos neurológicos do uso contínuo da maconha são a dificuldade de aprendizado, retardamento de raciocínio e lapsos de memória. Mais graves são as conseqüências da cocaína. Seu uso está associado a complicações cardiovasculares e neurológicas graves. Um estudo realizado pelo Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (Proad), do departamento de Psiquiatria da Unifesp, em 30 dependentes de cocaína, verificou que 80% apresentavam alterações funcionais cerebrais, acompanhadas, em alguns casos, de comprometimento de funções cognitivas.
No âmbito da saúde pública, as drogas mais preocupantes são o álcool e o tabaco.O álcool é responsável por mais de 80% dos casos de internações hospitalares por dependência e a expectativa de vida de um indivíduo que fuma é 25% menor que a de um não fumante.
(
http://www.comciencia.br/especial/drogas/drogas01.htm)

Algumas drogas, quando consumidas de forma abusiva, embora levem o utilizador a fazer crescer os seus consumos, deixam progressivamente de fazer efeito mesmo com o aumento da dose: é o caso da cocaína, do ecstasy e, sobretudo, do LSD. No caso específico da cocaína é comum os seus utilizadores lembrarem-se saudosamente dos efeitos sentidos nas primeiras tomas, convertendo-se a sua dependência, de alguma forma, numa procura inglória da mesma "euforia" sentida no início.

No link abaixo está um quadro com os efeitos de algumas drogas, vale a pena conferir!
http://lite3.myfabrik.com/get/020100133d2lFY/efeitosdasdrogas.doc
Dorys falando: Dia após dia nós ouvimos na televisão, na internet, em colégios e faculdades palestras e mais palestras sobre as drogas e suas consequências. Todos estamos bem cientes das consequências de usá-las. As drogas são a porta aberta para a vida de crime, e até morte. Muitos a usam pra esquecer de problemas, não sabendo eles que estão na verdade é trazendo mais problemas. Droga, é uma droga! O próprio nome já diz. Experimentar para se mostrar 'adulto' é só mais um ato de infantilidade. Pra quê usar substâncias dessas para ficar "legal" se o uso dessas só o transformará em um animal?

4 commenti:

〖ρgƒ〗 ha detto...

oieee moças

bom..começaram mto bem
drogas..eh como o nome
e esse prazer..eh soh momentaneo
oq vem depois é soh droga.

abraços

e feliz dia da mulher moçinhasss

:*

ټ Patty ټ ha detto...

Oiiiii a todas =D
Primeiro de tudo quero agradecer a Jé por ter entrado cmg nessa idéia meio doida =D (te doro)
Obrigada por ser uma jornalista fantastica e pela primeira noticia...Sem duvidas o tema não poderia ser melhor...
Parabens!!! =D

Agora é juntarmos todas e mão na massa pra fazer do nosso jornal sempre melhor =D

Beijos a todas

〖ρgƒ〗 ha detto...

concordo com o comentario acima

:D

Anonimo ha detto...

Obridadinha meninas lindas do meu coração!
É achei esse um tema bem apropriado, especialmente para nós jovens.
"por ser uma jornalista fantastica e pela primeira noticia..."
Oh.. isso aí eu não sei ainda não hein moça? kkkk³²³²
Mas, é isso aí, agora é só continuar, que tenho certeza que nosso jornal só virá a crescer!
Beijooooo!

 
Xeque Mate